Paróquia de Jaboticatubas desenvolve trabalhos da Pastoral da Sobriedade

No ano de 2019, no dia 22 de setembro, aconteceu um curso de capacitação para agentes de Pastoral da Sobriedade na arquidiocese de Belo Horizonte e alguns representantes da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Jaboticatubas (MG) estiveram presentes. Após essa formação, com o apoio do pároco, Pe. Diovane Morele Soares,  deu-se início esta pastoral.

Atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade

Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.

Somos uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas Parceiras, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

Uma experiência valiosa em Jaboticatubas

No dia 07 de outubro de 2019 teve início com as reuniões semanais do “Grupo de Autoajuda” que é a identidade da Pastoral, em que se trabalha o Programa de Vida Nova.

Desde então, o grupo se reúne todas as quartas-feiras, às 19h no Salão Paroquial, chegando a ter mais de 20 participantes em cada reunião e, mesmo durante a pandemia as atividades foram mantidas, através de reuniões on-line.  Recentemente, houve o retorno presencial, mas seguindo todos os protocolos de prevenção e higienização contra a covid-19.

Roselene Maria Ferreira é a coordenadora paroquial da Pastoral da Sobriedade e, segundo ela, “a equipe está sempre em contato com os dependentes ou familiares que os procuram. Antes da pandemia eram realizadas visitas às famílias que tinham algum dependente, convidando-os a participar do grupo. Há também um contato constante com a “Comunidade Terapêutica Reviver” onde são encaminhados os dependentes para tratamento”, finalizou.

A pastoral atua em parceria com o município através de suas políticas antidrogas, e pela participação ativa em Conselhos Municipais relativos ao tema.

Informações : Pastorais Sociais e Pastoral da Sobriedade da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Jaboticatubas (MG)