BLOGS Destaques Pastorais Sociais - NOTÍCIAS

Paróquia de Jaboticatubas implanta Pastoral Carcerária

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, criou um grupo que fará parte da Pastoral Carcerária em Jaboticatubas(MG). O grupo agirá com a finalidade de realizar um trabalho social dentro e fora do presídio local, visitando e acolhendo os presos, além de assistir às necessidades de seus familiares.

Esta pastoral será coordenada pelo Administrador Paroquial, padre Diovani Morelli Soaris, e composta por nove agentes: Anésia Cristina Marques, Bruno Gontijo Vidal, Edilza Margarida de Assis, Efigênia Marques de Melo, Izabela Cardoso Ribeiro, Maria Antônia, Patrícia Pamela Lemes Tomé, Raissa Letícia Vieira Félix e Valdeir Raul dos Santos.

Com o objetivo de começar iniciar os trabalhos, no dia 09 de Outubro (sábado), das 14h às 17h, foi realizada a primeira reunião, iniciada com orações e a proclamação do Evangelho, Lc 11,27-28. A reunião foi dirigida por Padre Diovani e assessorada por Fernando Valgas, Fernando Moreira, Ivone Geralda Luiza de Souza, membros da coordenação da Pastoral Carcerária da Diocese de Sete Lagoas e, Marcone Gonçalves da Silva, participante convidado.

Nesta primeira reunião, o coordenador Fernando Valgas, com vasta experiência e conhecimento na área, trouxe  algumas informações preliminares e essenciais em relação a diretrizes legais da pastoral, sua estrutura técnica e protocolos de visita e acolhimento aos encarcerados. Houve uma apresentação  da equipe diocesana, onde cada um compartilhou um pouco de suas experiências e, o quanto a convivência enquanto servos da pastoral os trouxeram crescimento espiritual e humanização. O tema central abordado foi “Estive preso e vieste me visitar” (Mt 25, 36).

É a partir deste tema que a Pastoral Carcerária, pastoral social ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), trabalha  junto às pessoas presas e seus familiares.

O grupo teve a oportunidade de estudar alguns regimentos legais e protocolos, medidas de comportamento as visitas e meios aos quais poderemos viabilizar instrumentos para atender as carências dos presos através de intermediações sociais, inclusivas e jurídica.

Desta experiência, colhemos proveitosos conhecimentos, partilhamos um lanche e foi oportunizado um entrosamento social. No mesmo dia, reafirmamos nosso compromisso cristão de levar um pouco de dignidade para os encarcerados. Sabemos que o papel da pastoral é acolher o encarcerado, buscando resgatar sua dignidade enquanto cumpre sua pena e seu processo de ressocialização.

Informações e fotos: Pascom – Paróquia Nossa Senhora da Comunicação (Jaboticatubas)

Por Ascom

« ‹nov 2021› »