Paróquias realizam a Coleta do Óbolo de São Pedro na Solenidade de São Pedro e São Paulo

A Coleta do Óbolo de São Pedro será feita em todas as paróquias da Diocese de Sete Lagoas, nas missas dos dias 03 e 04 de julho de 2021, Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos.

Chama-se óbolo de São Pedro a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados. Uma prática muito antiga que chega até os nossos dias.

Finalidade

A contribuição do Óbolo ao Papa tem o objetivo de auxiliar o exercício da sua missão universal do Santo Padre e manifesta-se de duas formas: o financiamento das atividades de serviço desenvolvidas pela Cúria (por exemplo: formação do clero, comunicação, promoção do desenvolvimento humano integral, educação, da justiça, etc.); e o financiamento das inúmeras obras de assistência material direta aos mais necessitados.

Uso da Coleta

As ofertas dos fiéis destinam-se a apoiar as atividades do Santo Padre em favor de toda a Igreja Universal. Essas atividades são realizadas pela Santa Sé. O Papa, como pastor de toda a Igreja, preocupa-se tanto com as necessidades da evangelização (espiritual, educacional, justiça, comunicação, caridade política, atividade diplomática …) e com as necessidades materiais das dioceses pobres, institutos religiosos e fiéis de dificuldade grave (pobres, crianças, idosos, marginalizados, vítimas de guerras e desastres naturais, educação católica, ajuda aos refugiados e migrantes, ajuda especial às dioceses necessitadas, etc.)

Cada serviço prestado pela Santa Sé e dirigido a toda a Igreja Universal é possível graças ao Óbolo, que garante a atividade dos Dicastérios que assistem o Papa todos os dias no exercício do seu ministério. A fim de garantir a máxima eficácia da Cúria e a utilização das ajudas recebidas, nos últimos anos foi lançado um processo de reorganização dos Dicastérios com o objetivo de reduzir ao máximo as despesas de funcionamento interno a favor daqueles destinados a fins assistenciais missionário.

Tradicionalmente, a coleta do Óbolo de São Pedro ocorre na solenidade dos Santos Pedro e São Paulo, ou no domingo mais próximo. Na igreja onde participa na Missa, cada fiel é convidado a oferecer a sua contribuição, pequena ou grande, de acordo com a sua disponibilidade e generosidade. Outros arrecadadores de fundos para o Santo Padre são o Dia Mundial das Missões, que é celebrado anualmente no penúltimo domingo de outubro; e a Arrecadação para a Terra Santa (Lugares Santos), toda Sexta Feira Santa. Para mais informações, visite o site das Pontifícias Obras Missionárias e da Congregação para as Igrejas Orientais.

Comunicado de Dom Francisco Cota de Oliveira

Sete Lagoas, 01 de junho de 2021.

Coleta  “Óbolo de São Pedro”

“Cada pessoa coopere conforme tiver proposto em seu coração,

não com pesar ou por constrangimento, pois Deus ama o doador que contribui com alegria.” (2Cor 9,7)

Prezados padres,

Nas celebrações deste final de semana, dias 03 e 04 de julho, Solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, realizaremos a coleta do “Óbolo de São Pedro”. Trata-se de um gesto de comunhão das Igrejas Particulares com o Santo Padre, o Papa. Peço o apoio dos senhores com a divulgação e incentivo aos fiéis para serem generosos nas doações. Proponho que seja confiado a algum auxiliar da Liturgia fazer o anúncio da coleta no início da celebração e antes do canto das oferendas, evitando assim um eventual esquecimento por parte do sacerdote. Certo de poder contar com esta atenção e colaboração dos senhores, desde já os agradeço.

O irmão em Cristo e servidor do Evangelho.

Dom Francisco Cota

por Ascom