BLOGS Destaques Setor Juventude - Notícias

Participe do encontro on-line :“Prevenção ao suicídio – Cuidado e Sentido da Vida”

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam o suicídio como uma das causas de mortes. E a terceira causa de nortes entre jovens de 15 a 29 anos

Com a pandemia os riscos à saúde mental e a automutilação entre jovens aumentaram, com a necessidade de combater o estigma e lançar luzes sobre o problema do suicídio. A vergonha e a ausência de informações dificultam a busca por apoio para depressão, estresse, ansiedade, entre outros transtornos, que comprometem o trabalho de prevenção ao suicídio. Pais e professores, bem como os profissionais de saúde, que estão na linha de frente do atendimento, precisam saber identificar se um adolescente está sofrendo. Buscar respostas às perguntas de diversos jovens e disponibilizará uma aprendizagem proveitosa sobre esse tema tão difícil.

O momento da perda de uma pessoa pelo suicídio é necessário ajudar a refazer o luto na família. Sem buscar culpados ou motivos, mas refazer o luto é uma missão difícil. Padres e psicólogos ajudam nesse processo que demanda escuta.

Pensando nisso, a Comissão Diocesana para as Juventudes convida a todos, em especial aos jovens, para participarem do ENCONTRO ON-LINE sobre este tema: “Prevenção ao suicídio – Cuidado e Sentido da Vida”, dia 16 de março, às 19h, pelo Google Meet. (Link para inscrição, abaixo)

Este encontro será conduzido Padre Lício de Araújo Vale, sociólogo, escritor de várias obras, pesquisador e membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao suicídio. Recentemente, escreveu o livro editado pela Paulinas intitulado: “Mente suicida- respostas aos porquês silenciados”.

O livro joga luzes sobre o problema e tenta responder algumas questões importantes, como o que é o suicídio, como preveni-lo, o que fazer quando se sente vontade de tirar a própria vida, como a família deve reagir quando perde um filho por suicídio e outras questões pertinentes, tudo com um texto leve e de fácil entendimento, ilustrações e atividades de apoio.

Faça sua inscrição clicando no link abaixo :

Fonte: VaticaNews  / Foto de Capa: Shutterstock

por Ascom Diocesana