Pastoral da Criança em Ação (abril a junho)

No mês de abril, a Pastoral da Criança da Diocese de Sete Lagoas celebrou nas paróquias onde desenvolvem seus trabalhos, 32 anos de fundação e serviço em prol da valorização da vida.

Criada  nacionalmente na década de 1980, a Pastoral da Criança se expandiu para todo o país, principalmente a partir do empenho e da dedicação da médica sanitarista Zilda Arns. Desde a sua instituição, a Pastoral da Criança, com o trabalho de seus agentes, auxilia as famílias no cuidado com as crianças, combatendo, assim, a mortalidade infantil.

Dra. Zilda imprimiu à “Pastoral” um caráter evangelizador e humanizador. A pesagem mensal dos bebês tornou-se um momento para a celebração da vida.

Um pouco da história

Contando com o apoio do Bispo de Dom José Lima, em uma reunião datada de 22 de abril de 1987, Monsenhor Flávio Antonini D’Amato, na época Vigário Geral e assessor da Pastoral Social, apresentou uma carta de Dom Geraldo Majella Agnelo incentivando a criação da Pastoral da Criança , sendo nomeada a Sra. Lehonia Ribeiro Fernandes como primeira coordenadora diocesana. Nos anos seguintes foram nomeadas as seguintes coordenadoras: Ir. Silvete Ereno, Maria Figueiredo dos Santos, Ir. Maria da Conceição Alves de Almeida, Ir. Vera Lúcia Fanchini, Ana Vasconcelos, Glauce Evaristo Barbosa, Mariza Ribeiro de Figueiredo, Armanda Marcília Alves Silva Camilo e atualmente, Maria Beatriz Borges.

As celebrações pelas paróquias

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Paraopeba

Missa celebrada na Igreja Matriz, com a participação das seguintes comunidades : São Judas Tadeu (Bairro Champs), São Benedito (bairro Dom Bosco), Sagrado Coração de Jesus (bairro padre Augusto Horta), Divino Espírito Santo.

Paróquia Senhor Bom Jesus – Matozinhos

Missa celebrada na Igreja Matriz, com a participação da Comunidade São Paulo Apóstolo

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Sete Lagoas

Missa celebrada na Igreja Matriz, com envio de novas líderes à missão da Pastoral e duas crianças cadastradas, foram batizadas.

Paróquia São Bernardo – Baldim

Almoço em comemoração aos 32 anos da Pastoral no Salão Paroquial.

Paróquia Divino Espírito Santo – Sete Lagoas

Paróquia Santo Antônio – Caetanópolis