Destaques Formação Permanente

Pastoral dos Nômades : Minha Pátria, onde estão os meus pés!

A Paróquia Santo Antônio de Fortuna de Minas (MG), recebeu neste último mês de junho a visita de duas agentes itinerantes da Pastoral dos Nômades, Ignez Edite Carneiro e Maria Cristina Garcia. O texto abaixo foi publicado pelo Informativo Paroquial Comunidade e nele elas relatam e partilham sua experiência na Diocese de Sete Lagoas.  Vale a pena conferir!

 

O que é a Pastoral dos Nômades (PN)?

A Pastoral dos Nômades (PN) do Brasil surge da necessidade de atender aqueles que não têm moradia fixa e procuram fazer experiência de Cristo de forma inculturada com o apoio da Igreja. No Brasil a PN atende exclusivamente aos ciganos, circenses e parquistas, sendo presença junto deles, celebrando os seus momentos de festas e os sacramentos do Batismo e Matrimônio (os mais solicitados).

Esta pastoral existe no Brasil há 30 anos e faz parte das Pastorais Sociais da Igreja, sendo incluída no Setor da Mobilidade Humana,  bem como o Bispo Referencial na CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil), Dom José Edson Santana Oliveira – Bispo da Diocese de Eunápolis na Bahia – BA.

São muitos os agentes espalhados pelo Brasil onde a Pastoral dos Nômades é solicitada. Nesses anos de caminhada e atuação acompanhamos e vivenciamos muitas conquistas, como:

  1. O Decreto que instituiu o Dia Nacional do Cigano (02 de maio), dedicado a Santa Sara Kali (Padroeira, Protetora dos Ciganos a nível mundial). Já temos dois Ciganos Beatificados: Zeferino e Eulália – Ciganos Espanhóis martirizados por não negarem sua fé.
  2. O Estatuto dos Ciganos que está em tramitação no Senado Federal Brasileiro onde estabelece entre outras normas de moradia, inclusão social, escolaridade, etc.
  3. A Inclusão dos Ciganos no Grupo de Povos e Comunidades Tradicionais.

Mesmo diante dessas e outras conquistas, o povo cigano e também, os povos circenses e parquistas ainda sofrem muito preconceito, discriminação e rejeição, basta ver nas cidades e municípios que têm a presença desses povos, onde e  local onde eles ficam instalados por alguns dias.

Visita à Diocese de Sete Lagoas

Somos duas agentes itinerantes da PN, visitando alguns Grupos de Agentes, Ciganos, Circenses e Parquistas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Ouro Branco (através de Pe. Luciano que foi designado Capelão pela Diocese de Mariana para atender o povo Cigano) . Através de um contato telefônico do Padre Bernardo e a providência divina fez com que chegássemos à Diocese de Sete Lagoas para conhecer o trabalho realizado por ele com estes povos. É desta forma que a Pastoral dos Nômades consegue chegar aos agentes, que mesmo desconhecendo a nossa existência, já fazem nosso trabalho de forma espontânea e por amor.

Estivemos na Cúria Diocesana com o Padre Bernardo visitando Dom Aloísio Vitral, Bispo de Sete Lagoas que sem agendar, nos recebeu com muita atenção, carinho e o autorizou agir conforme seu coração  e mostrar o caminho neste seguimento da Pastoral dos Nômades.

Passamos dois lindos e abençoados dias na companhia de Padre Bernardo e seus amigos (as), visitando: Sete Lagoas, Povos Ciganos na Sede (Núcleo João Pinheiro – MG) e em Jequitibá (MG); Circo Nacional de Caxetinha em Santana de Pirapama (MG); Clarice Magalhães (que nos hospedou em sua casa em Sete Lagoas), a professora Ângela (que nos acolheu em sua casa en Santana de Pirapama) e por fim, a cidade de Fortuna de Minas.

Um pedido: que a Paróquia de Santo Antônio de Fortuna de Minas, reconheça em seu pároco, uma pessoa especial, voltada para as causas sociais.

Gratidão por tudo!
Ignez Edite Carneiro e Maria Cristina Garcia.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 
 « ‹fev 2021› » 
Share This