Destaques Notícias da Diocese

Posse restrita de Dom Francisco será no próximo sábado

A Santa Missa com Rito de Posse canônica Posse Canônica do novo bispo Diocesano de Sete Lagoas será restrita a um pequeno grupo de pessoas, segundo orientação das autoridades municipais, em detrimento da pandemia do Covid-19. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Diocese, marcada para o próximo sábado, 01 de agosto às 10h,  a cerimônia será transmitida pela internet.

Para evitar aglomerações e seguindo todas as medidas de segurança e distanciamento, apenas o clero, bispos da província e seminaristas diocesanos, poderão participar deste momento em que Dom Francisco Cota será oficializado o sexto bispo da história da Diocese.

A Diocese de Sete Lagoas lamenta profundamente não poder contar com a presença dos fiéis na recepção e saudação ao novo bispo, mas pede que todos acompanhem e compartilhem a transmissão desta cerimônia que será reproduzida pelos canais de comunicação oficiais diocesanos no YoutubeFacebook e também pela Rádio Web através do aplicativo.

Haverá também transmissão pelas seguintes rádios parceiras :

Web Rádio Evangelize , Radio Cultura FM 106,9 de Sete Lagoas , Rádio Criativa 106,3 FM de Martinho Campos, Radio Voz da Liberdade 87,9 de Paraopeba , Radio Cultura AM 1.420 de Sete Lagoas, Radio Novidade FM 87,9 de Capim Branco.

Saiba um pouco mais de Dom Francisco Cota 

Natural de Onça do Pitangui (MG) é filho de Francisco Teixeira de Oliveira Sobrinho e Carmelita Cota Teixeira. Nasceu no dia 05 de agosto de 1969, sendo o 4º filho entre nove irmãos. Tem a mãe e um dos irmãos falecidos.

Enquanto cursava Teologia, foi professor de Filosofia e Sociologia na escola estadual de Azurita, munícipio de Mateus Leme (MG). Também fez estágio pastoral na paróquia São Joaquim, em São Joaquim de Bicas (MG); na Pastoral Vocacional Diocesana; na Comunidade São José de Serra Azul, Município de Mateus Leme; e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Itaúna (MG).

Foi ordenado sacerdote no dia 1º de agosto de 1999, pela imposição das mãos de dom José Belvino do Nascimento, bispo emérito de Divinópolis (MG). Nos 18 anos de sacerdócio, dom Francisco trabalhou em três paróquias da diocese de Divinópolis.

Além dos trabalhos paroquiais, o bispo sempre colaborou em outras atividades em favor da diocese, pastorais e movimentos. Foi coordenador diocesano da Pastoral da Juventude. Lecionou Iniciação doutrinária (Catecismo da Igreja Católica) no Seminário Propedêutico da Diocese. Lecionou Iniciação à Lógica, no Curso de Filosofia da Diocese. É Promotor de Justiça na Causa pela Beatificação do Servo de Deus Padre Libério. Foi assessor diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade e diretor espiritual diocesano do ECC 3ª Etapa. Foi vigário forâneo por três mandatos e também membro do Conselho Econômico Diocesano como ecônomo adjunto.

No dia 7 de junho de 2017 foi nomeado bispo titular de Fiorentino e auxiliar de Curitiba. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 26 de agosto desse mesmo ano. Dom Francisco é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e assume o lema episcopal: “Veni ut serviam”, Vim para Servir.

 

Rezemos pelo nosso novo bispo, Dom Francisco, e desejemos a ele um pastoreio fecundo!

Foto de destaque: Arquivo Pessoal

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

 
 « ‹fev 2021› » 
Share This