Destaques Pastorais Sociais - NOTÍCIAS

Realizada formação para articulação da Cáritas Diocesana

Aconteceu na noite de quarta-feira (07/04) , um encontro online de formação para a articulação da Cáritas Diocesana de Sete Lagoas, com os assessores da Cáritas Regional de Minas Gerais,  Samuel da Silva , Rodrigo Pires Vieira e Carla Magalhães Carvalho (jurídico).

Segundo Fernanda Barrado, coordenadora das Pastorais Sociais, que organizou a formação, “a oficialização da entidade social é vista como um sinal de esperança para comunidades e grupos diocesanos”. Ela destacou a presença de 38 associados, cada um representando uma paróquia da Diocese, abrangência esta que tem como objetivo maior representatividade das realidades que são muito distintas.

O bispo dom Francisco Cota, também participou de toda formação e lembrou aos presentes que “a missão de Cáritas é muito mais ampla do que a de uma ONG , porque envolve a dimensão da espiritualidade, o testemunho do amor e o serviço da caridade”. Para ele, “a Cáritas é um organismo da Igreja Católica que anima, que une as forças para vida cristã e se solidariza com todos os homens e mulheres de boa vontade na construção de um mundo melhor no campo ou nas periferias das cidades”.

Samuel da Silva, explicou que a palavra Cáritas vem do latim (caritas, caritatis) que significa caridade. Como instituição, atua na defesa e promoção dos direitos humanos, do desenvolvimento solidário e sustentável e na incidência de políticas públicas.

Segundo ele,  a entidade busca sempre em suas ações servir o ser humano, lutar pela defesa dos seus direitos e contribuir para a promoção e desenvolvimento integral.  A Cáritas é reconhecida nacional e internacionalmente como de utilidade pública federal, sinônimo de transparência e legitimidade. É uma organização que se traduz como o rosto social da Igreja. Foi fundada por dom Hélder Câmara, então secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 12 de novembro de 1956, nasceu com o objetivo de articular nacionalmente todas as obras sociais católicas.

Ao longo dessa caminhada, a Cáritas Brasileira redimensionou sua prática quanto às prioridades e à metodologia de seu trabalho. Paulatinamente, passou a dar ênfase na construção e conquista da cidadania através de relações democráticas e políticas públicas, articulada com as demais Pastorais Sociais e com movimentos populares.

O próximo passo para a efetivação da Cáritas Diocesena de Sete Lagoas, agora é a convocação para a Assembleia Geral, onde ocorrerá a eleição da sua primeira diretoria, que deverá acontecer de forma híbrida (parte online, parte presencial, seguindo as orientações dos órgãos públicos de saúde quanto a ao uso de máscaras e o distanciamento dos participantes), no dia 08 de maio deste ano, no Salão Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Sete Lagoas.

Por Ascom 

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹Maio 2021› » 
Share This