Realizada formação para articulação da Cáritas Diocesana

Aconteceu na noite de quarta-feira (07/04) , um encontro online de formação para a articulação da Cáritas Diocesana de Sete Lagoas, com os assessores da Cáritas Regional de Minas Gerais,  Samuel da Silva , Rodrigo Pires Vieira e Carla Magalhães Carvalho (jurídico).

Segundo Fernanda Barrado, coordenadora das Pastorais Sociais, que organizou a formação, “a oficialização da entidade social é vista como um sinal de esperança para comunidades e grupos diocesanos”. Ela destacou a presença de 38 associados, cada um representando uma paróquia da Diocese, abrangência esta que tem como objetivo maior representatividade das realidades que são muito distintas.

O bispo dom Francisco Cota, também participou de toda formação e lembrou aos presentes que “a missão de Cáritas é muito mais ampla do que a de uma ONG , porque envolve a dimensão da espiritualidade, o testemunho do amor e o serviço da caridade”. Para ele, “a Cáritas é um organismo da Igreja Católica que anima, que une as forças para vida cristã e se solidariza com todos os homens e mulheres de boa vontade na construção de um mundo melhor no campo ou nas periferias das cidades”.

Samuel da Silva, explicou que a palavra Cáritas vem do latim (caritas, caritatis) que significa caridade. Como instituição, atua na defesa e promoção dos direitos humanos, do desenvolvimento solidário e sustentável e na incidência de políticas públicas.

Segundo ele,  a entidade busca sempre em suas ações servir o ser humano, lutar pela defesa dos seus direitos e contribuir para a promoção e desenvolvimento integral.  A Cáritas é reconhecida nacional e internacionalmente como de utilidade pública federal, sinônimo de transparência e legitimidade. É uma organização que se traduz como o rosto social da Igreja. Foi fundada por dom Hélder Câmara, então secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 12 de novembro de 1956, nasceu com o objetivo de articular nacionalmente todas as obras sociais católicas.

Ao longo dessa caminhada, a Cáritas Brasileira redimensionou sua prática quanto às prioridades e à metodologia de seu trabalho. Paulatinamente, passou a dar ênfase na construção e conquista da cidadania através de relações democráticas e políticas públicas, articulada com as demais Pastorais Sociais e com movimentos populares.

O próximo passo para a efetivação da Cáritas Diocesena de Sete Lagoas, agora é a convocação para a Assembleia Geral, onde ocorrerá a eleição da sua primeira diretoria, que deverá acontecer de forma híbrida (parte online, parte presencial, seguindo as orientações dos órgãos públicos de saúde quanto a ao uso de máscaras e o distanciamento dos participantes), no dia 08 de maio deste ano, no Salão Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Sete Lagoas.

Por Ascom