Destaques Notícias da Diocese

Retiro Anual do Clero -2021

O retiro é um espaço de cultivo pessoal da relação de amor com Deus, expressa na vivência com os irmãos. Oportunidade para animar e fortalecer a vocação e a missão dos presbíteros da Diocese de Sete Lagoas, o Retiro Anual do Clero aconteceu em Belo Horizonte, na semana passada, do dia 18 (segunda-feira), até o dia 22 de outubro.

Dom Francisco Cota e o clero diocesano em retiro.

 

Seminaristas da síntese que serão ordenados em novembro: Rafael Lucas, Glauco Barbalho, João Francisco e Fernando Barbosa.

 

Pe.Wagner Aparecido

Assessorado por Pe. Wagner Aparecido Scarponi da Arquidiocese de São Paulo, o retiro reuniu cerca de 56 padres, além dos 4 seminaristas da síntese que serão ordenados diáconos em novembro, e trabalhou diversas dimensões da vida dos presbíteros.

Com uma programação totalmente voltada para propiciar momentos fortes de oração e reflexão, o retiro contou, além de momentos de meditação da liturgia das horas, celebração penitencial, momento mariano, adoração ao Santíssimo Sacramento e renovação das promessa sacerdotais.

 

Os temas abordados pelo Padre Wagner foram:

  •  O poder do silêncio
  •  O Pai Misericordioso e Os cinco gritos por misericórdia (Bartimeu)
  •  A Cruz na vida sacerdotal e As virtudes de Maria
  •  A vida de Oração de Jesus

O retiro anual anual do clero é uma graça da qual todos os presbíteros, juntamente com o bispo são chamados a participar com ânimo generoso e coração aberto para acolher a renovação que o Espírito Santo traz à Igreja.

De fato, a intenção primordial do retiro deste ano foi a aceitação da urgente necessidade de conversão pastoral à qual, não somente nossas estruturas são chamadas, mas, sobretudo como ministros ordenados. Conversão significa mudança de atitudes. Ser um homem de Deus que fez e faz uma profunda experiência de encontro com Jesus Cristo, é o que a Igreja e os fiéis esperam do presbítero. Esta experiência de encontro com Jesus Cristo é a grande mística que sustenta o ministério sacerdotal.

Somente quem vive em Jesus Cristo (cf. Gl 2,20), poderá ser um grande evangelizador. Os presbíteros são chamados a estarem atentos às necessidades dos mais pobres, comprometidos na defesa dos direitos dos mais fracos e os  promotores da cultura da solidariedade. Um presbítero segundo o coração de Cristo é  servo de todos. Assim, o padre será sempre um dom para a comunidade à qual serve…e cada vez mais, aquele que se coloca como o Mestre e lava os pés dos discípulos para dar o exemplo.

Que este retiro tenha sido uma experiência de renovação do ministério, de ação de graças pelo chamado do Senhor. Convidamos a todos os fiéis católicos que rezem pelos padres e pelo bispo diocesano, continuamente,  na intenção de que eles acolham bem as pessoas, exerçam sua paternidade espiritual sem distinções, renovem sua espiritualidade para ajudar tantos irmãos e irmãs que buscam nossas comunidades de fé .

Fonte:(Estudos da CNBB – 104, n. 176,177,178)

Por Ascom 

Fotos: Arquivo Diocesano 

 

 

 

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2021› » 
Share This