Destaques Notícias da Diocese

Reuniões dos Conselhos Diocesanos: colegialidade e missão

Na Igreja, devemos viver e trabalhar em colegialidade, ou seja, em colaboração e em espírito de corresponsabilidade. Na prática, a colegialidade não se reduz apenas a uma questão de processos decisórios, trata-se do dinamismo da vida da eclesial.

Dependendo de cada diocese (da sua história e tamanho) há diversos conselhos que tem como função contribuir com a animação pastoral, gestão administrativa e governo da Igreja através dos aconselhamento ao bispo diocesano que após ouvir, deve tomar as decisões convenientes. Dentro deste espírito, desde a chegada de Bispo Dom Francisco Cota, foi estabelecida uma rotina de reuniões periódicas que agora acontecem de 3 em 3 meses, onde são convocados todos os conselhos diocesanos para pensar e resolver questões que impactam na vida pastoral e administrativa da Diocese de Sete Lagoas.

Neste mês aconteceu mais uma rodada de reuniões, de 03 a 17 de maio, e abaixo será descrito, em linhas gerais, a  função de cada conselho para que se entenda a importância de um trabalho colegiado e sinodal.

  • Reunião do Conselho de Formadores (03/05/2022) 

Este conselho é composto por uma equipe específica de formadores, que se responsabilizam pelo desenvolvimento do projeto formativo, em suas distintas dimensões. Os formadores são chamados pelo bispo a exercer, em espírito de unidade, corresponsabilidade e fraternidade, o sublime ministério pastoral de ajudar a formar os futuros sacerdotes do Povo de Deus.

   

  • Reunião dos Vigários Forâneos (04/05/2022)

O Vigário forâneo é aquele que representa o bispo numa região da diocese. Em cada forania, portanto, há um vigário do bispo para conduzir os trabalhos pastorais naquela região. Na Diocese de Sete Lagoas, possuímos sete foranias e, portanto sete forâneos que se reúnem periodicamente com o bispo e com os padres de suas respectivas foranias para dar encaminhamentos pastorais e acompanhar o andamento dos trabalhos eclesiais.

  • Reunião do CAED  – Conselho Administrativo e Econômico Diocesano (05/05/2022) 

Tem por finalidade assessorar o bispo diocesano na administração dos bens móveis e imóveis da diocese, com especial atenção às necessidades pastorais e às obras de assistência e promoção humana. No âmbito de suas atribuições, deverá supervisionar e orientar na reta e eficiente administração dos recursos financeiros da diocese e das paróquias.

 

  • Reunião Conselho Presbiteral (10/05/2022)

O Conselho Presbiteral  formado por sacerdotes diocesanos e religiosos, representantes do Presbitério, que com seus pareceres ajudarão eficazmente o bispo, em caráter de co-responsabilidade, no governo da diocese.
Neste Conselho, o bispo ouvirá os seus sacerdotes sobre as funções de apascentar: ensinar, santificar e governar o Povo de Deus e tratará com eles o que concerne às necessidades da ação pastoral e ao bem geral da diocese.

  • Colégio de Consultores (11/05/2022) 

O Colégio de Consultores é um organismo diocesano de existência obrigatória. É constituído por sacerdotes componentes do Conselho Presbiteral, escolhidos pelo bispo diocesano, que preside esse órgão. Em número de pelo menos seis, e no máximo doze, assessora o bispo em determinados atos de administração.

  • CODIPA / Conselho Diocesano de Pastoral (14/05/2022) 

O Conselho Diocesano de Pastoral é uma instituição eclesial criada pelo Concílio Vaticano II, com a finalidade de pesquisar os assuntos que se relacionam com as obras pastorais, examiná-los diligentemente e tirar deles as conclusões práticas. Presidido pelo bispo e contando com membros do clero, dos religiosos e do laicato, o CODIPA é um órgão representativo do Povo de Deus da diocese, dedicado especialmente a auxiliar o bispo nas questões pastorais.

  • Reunião do Clero (17/05/2022)

Reunião com a participação de todos os sacerdotes e diáconos para tratarem assuntos relacionados à Diocese e pertinentes ao clero.

A próxima rodada de reuniões ordinárias será no mês de agosto.

por Ascom Diocesana

Fonte:  CDC – Código de Direito Canônico

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹jun 2022› » 
Share This