Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) – 29 de maio a 5 de junho

Organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) a ser celebrada este ano, de 29 de maio a 5 de junho, tem o tema: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”, tendo como base o versículo 2, do capítulo 2, do Evangelho de Mateus. Na tradução da Bíblia publicada pela CNBB: “Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) disponibilizou um e-book com as celebrações da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2022, de 29 de maio a 5 de junho.

A SOUC deste ano tem o tema: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”, tendo como base o versículo 2, do capítulo 2, do Evangelho de Mateus.

O material escrito pelo Conselho de Igrejas do Oriente Médio foi adaptado à realidade brasileira pelo Conic Agreste (Pernambuco).

Instrumento de reflexão e celebração

Como em 2021, todos os materiais alusivos à SOUC serão distribuídos exclusivamente de modo virtual em razão do compromisso do Conic de diminuir a pegada de carbono. Trata-se de um instrumento de reflexão e celebração do caminho para a unidade cristã.

“Cremos que este caminho exige o testemunho das Igrejas-membro, bem como dos membros fraternos, dos núcleos estaduais e regionais e dos grupos de vivência ecumênica e de todas as pessoas que professam a fé em Jesus Cristo. Este testemunho se expressa na construção da Justiça de Deus, que une fé e vida, culto e caridade, e promove a realidade definida por Jesus como pré-requisitos para a proximidade do Reino”, diz a apresentação do documento.

Na capa da publicação consta a arte vencedora do concurso realizado pelo Conic para o cartaz da SOUC 2022 de autoria de Alexandre Amorim. Baseada na técnica da xilogravura, a peça representa os três reis magos indo ao encontro do menino Jesus que, com José e Maria, estavam na tenda de Belém.

O autor tem 22 anos e é natural de São João Batista, Santa Catarina. É seminarista diocesano do terceiro ano da etapa configuradora (teológica) da arquidiocese de Florianópolis.

Regional Leste-2 da CNBB – Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

“Que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17,21).

Exmos. e Revmos. Srs. (Arce)Bispos deste nosso Regional Leste-2 da CNBB.

Prezados Coordenadores Diocesanos de Pastoral.

Estimado(a)s assessore(a)s, articuladore(a)s, coordenadore(a)s, leigo(a)s e demais apoiadores da causa ecumênica.
Nos próximos dias 29 de maio a 05 de junho, somos chamados a promover a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O tema que irá nortear as reflexões, neste ano de 2022, será: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (cf. Mt 2,2).

Propomos que cada diocese de nosso Regional, dentro de suas possibilidades, elabore sua programação, fazendo da Semana da Unidade uma especial ocasião de incentivo à prática ecumênica.

Seguem os links para acesso aos subsídios e a Oração que rezaremos em favor da unidade.

Oração

Deus, Pai misericordioso e de bondade infinita! Dirigimo-nos a Ti, como filhos e filhas, pois… “Vimos a sua estrela e viemos prestar-lhe homenagem” (Mt 2,2). Guia-nos como guiaste os magos que, vendo a estrela, seguiram-na pelo caminho. Ilumina nosso caminho com este astro que é dom, realização de tua amorosa presença para toda humanidade, mediante a nova luz que é Jesus. Fortalece e abre nossos corações para o encontro com as diferentes culturas, tradições, religiosidades, etnias, línguas e sonhos. Queremos ser pequenas pontes de unidade e amorosidade, partilhando os tesouros que, gratuitamente, nos deste. Queremos caminhar juntos e juntas com todos os povos da Terra. Enquanto fazemos caminho ao caminhar, ensina-nos a viver a cultura do encontro, nos despojando para experiências mais profundas da cultura da paz. Que os presentes entregues pelos magos a Jesus simbolizem para nós: o ouro – sinal de que o rosto do irmão e da irmã é o fundamento ético para a acolhida; o incenso – sinal de que a melhor forma de te louvar é nos comprometermos com a superação de todas as formas de violência; a mirra – perfume valioso que nos envolve e nos desafia a sermos responsáveis pelo cuidado com a Criação. Bom Deus! Que a Epifania ocorrida em Belém faça de nós testemunhas da unidade e da paz. Deus, revelado em Jesus Cristo e presente pela ação transformadora do Espírito Santo, que a Tua ternura seja para toda a humanidade, do Norte e do Sul, do Leste e do Oeste, e que ela faça morada em nossos corações.

É o que te pedimos em nome de Teu Filho, Jesus Cristo, e do Espírito Santo. Amém!

Desde já, externamos a todos nossa gratidão e proximidade fraterna.

Magda Goncalves de Melo, Coordenadora da Comissão;
Dom Francisco Cota de Oliveira, Bispo Referencial