Destaques Pastorais e Movimentos

Semana Nacional da Vida: oração, escuta da palavra e solidariedade aos vulneráveis

A Igreja Católica no Brasil se prepara para celebrar, entre os dias 1º e 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida e o dia do Nascituro, no dia 8 de outubro.  A iniciativa é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. O tema deste ano é “Família: Santuário da Vida” e contará como momentos de oração, de escuta da Palavra de Deus e de reflexão sobre a solidariedade com os mais vulneráveis, especialmente neste tempo de pandemia.

Sinal da Alegria

O subsidio Hora da Vida aponta algumas iniciativas que podem ser realizadas em prol da defesa da vida, com gestos de alegria e de esperança. Além das atividades já previstas nas dioceses e arquidioceses, paróquias ou comunidades, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) propõe que no dia 1º de outubro, dia da abertura da Semana Nacional da Vida, os sinos de todas as Igrejas no Brasil toquem às 12h, às 15h e às 18h, acompanhado da ‘Oração do Nascituro’ simbolizando assim a alegria em celebrarmos e valorizarmos a vida.

Sinal da Esperança

Já no dia do Nascituro, celebrado em 08 de outubro, um gesto para propagar a ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas, é, em um espaço publico ou em frente às igrejas, acender o maior número de velas e rezar novamente a ‘Oração do Nascituro’, num sinal de esperança.

Temas no subsídio Hora da Vida

Os temas abordados na Semana Nacional da Vida são inspirados na carta encíclica Evangelium Vitae – sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, de São João Paulo II. No texto, de 1995, ele reitera a vocação da família para ser “constitutivamente santuário da vida”. As celebrações estão divididas em oito encontros:

1º Encontro – O valor incomparável da pessoa humana

2º Encontro – Na raiz da violência contra a vida

3º Encontro – Sinais de esperança e convite ao compromisso

4º Encontro – A vida é sempre um bem

5º Encontro – Veneração e amor pela vida dos outros

6º Encontro – A vida humana é sagrada e inviolável

7º Encontro – Anunciar o Evangelho da Vida

Dia do Nascituro – Os filhos são Bênçãos do Senhor

Por fim, não deixe de compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais, sempre com a Hashtag #SimaVida – que serão divulgadas nas redes sociais da Pastoral Familiar.

Saiba Mais

O subsídio Hora da Vida está disponível na versão impressa, na loja virtual da Pastoral Familiar (https://bit.ly/HVSNV2021), e na versão digital, pelo app Estante Pastoral Familiar.

Hora da Vida 2021 já está disponível com o tema “Família Santuário da Vida”

Materiais de apoio

Para auxiliar na divulgação da Semana Nacional da Vida na sua diocese, utilize os materiais preparados pela Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar.

Baixe no link: https://bit.ly/PacoteSNV21

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› » 
Share This