SEMINARISTAS DA DIOCESE DE SETE LAGOAS PARTICIPAM DO VII FORMISE DO REGIONAL LESTE 2

Nos dias 02 a 04 de junho de 2017, aconteceu o VII FORMISE (Formação Missionária de Seminaristas) da CNBB – Regional Leste 2, que abrange os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, na cidade de Três Corações, da diocese de Campanha (MG). O encontro formativo da missionariedade foi conduzido pelo Pe. Jean Poul Hansen, sacerdote na cidade de Campanha, e o tema proposto foi: “A Alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”.

Estiveram presentes 52 seminaristas representando de 21 (Arqui)dioceses das 32 que compõem o Regional. Marcaram presença ainda Dom José Lanza Neto, bispo diocesano de Guaxupé (MG) e referencial para a Animação Missionária no Regional Leste II; Ezequiel Messias que é o coordenador do COMISE Regional Leste II e o bispo de Campanha Dom Pedro Cunho Cruz que se fez presente para acolher e desejar boa formação aos participantes. Também estiveram presentes os membros do Comire Leste II (Conselho missionário regional).

Com base no documento Evangelii Gaudium, Dom Pedro ressaltou a importância da abertura à ação missionária e afirmou: “não há como formar dignos pastores para a Igreja do Brasil, do mundo, sem o espírito missionário”.

Seminaristas da Província Eclesiástica de Belo Horizonte

Dom Lanza reforça que “temos um grande privilégio de pertencermos a Igreja Católica, uma Igreja em estado permanente de missão, é esse o desejo de nossos pastores, e também deve ser o nosso. Nós, membros desta mesma Igreja, devemos nos colocar em estado de saída, é preciso levar a alegria de ser Igreja, de pertencer a Cristo. Esta alegria deve se manifestar em nosso cotidiano, no nosso dia a dia da vida, em todos os lugares que estivermos! Pelo testemunho de nossa vida fazemos de Cristo conhecido por todos que se aproximam de nós. ”.

Seminaristas Diocesanos – Bruno e Lucas

Os seminaristas Bruno Willian de Oliveira e Lucas André Pereira, ambos do 3° ano de filosofia, foram os representantes da Diocese de Sete Lagoas, eles são membros do COMISE Diocesano do Seminário Maior. A finalidade do conselho é fomentar o espírito e o estudo missionário para os futuros presbíteros, além de ajudar na organização e execução das missões dos seminaristas. Neste ano a missão acontecerá na Paróquia Sagrada Família em Sete Lagoas dos dias 23 a 30 de julho de 2017 com a participação de religiosos, seminaristas, sacerdotes, diáconos e paroquianos, bem como terá a participação de leigos da região e visitantes. O formato da missão está baseado nas Santas Missões Populares.

Brilhantemente, o assessor, Padre Jean Poul, deixou ao final a seguinte reflexão para os seminaristas: “O seminarista é alguém que está sempre em saída, está sempre indo e vindo. Já se imaginaram quando receberem o ministério presbiteral para onde vão estar        saindo?”O encontro encerrou-se com a Celebração Eucarística do dia de Pentecostes presidida por dom José Lanza.

“Missão não é evento. Missão deve estar presente no nosso cotidiano”. Pe Jean Poul

p/ COMISE Diocesano de Sete Lagoas

Informações : CNBB Leste 2 e  Seminarista Bruno Willian