Vocacional - Notícias

Seminaristas diocesanos participam de Retiro Espiritual

Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, os seminaristas da Diocese de Sete Lagoas estiveram reunidos no Centro Pastoral Diocesano do Carmo para realizar seu Retiro Espiritual em preparação para o tempo da quaresma.

Foram quatro reflexões conduzidas pelo reitor, Pe. Hélio Oliveira Filho. Os temas trabalhados foram a cerca da acídia, que, numa linguagem mais simples se trata da preguiça, e uma preguiça ainda mais perigosa quando abordado a “preguiça espiritual”.

A acídia é um mal perigoso que pode inclusive levar a pessoa a perder sua própria vocação. A obra escolhida foi o tratado sobre a acídia de São Gaspar Bertoni, que motivava sempre os seus ouvintes, em especial seus acólitos, a fazer sempre o bem, com ordem e dedicação.

O retiro foi marcado por muita oração, por momento penitencial, silêncio e provocações sobre o amor, sobre o ócio, a tristeza interior e vários outros pontos.

Ao final de todas as colocações os seminaristas foram convidados a retomarem o seu Projeto Pessoal de Vida (PPV), que marca fundamentalmente sua caminhada no processo formativo, na construção da pessoa, no autoconhecimento, para a fidelidade em sua vocação. Na quarta-feira de cinzas (17), como gesto concreto do retiro espiritual, os seminaristas participaram do encontro diocesano de abertura da Campanha da Fraternidade 2021 e da Missa de Cinzas na Catedral de Santo Antônio em Sete Lagoas.

por Ascom 

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2021› » 
Share This