Vocacional - Notícias

Seminaristas diocesanos participam de Retiro Espiritual

Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, os seminaristas da Diocese de Sete Lagoas estiveram reunidos no Centro Pastoral Diocesano do Carmo para realizar seu Retiro Espiritual em preparação para o tempo da quaresma.

Foram quatro reflexões conduzidas pelo reitor, Pe. Hélio Oliveira Filho. Os temas trabalhados foram a cerca da acídia, que, numa linguagem mais simples se trata da preguiça, e uma preguiça ainda mais perigosa quando abordado a “preguiça espiritual”.

A acídia é um mal perigoso que pode inclusive levar a pessoa a perder sua própria vocação. A obra escolhida foi o tratado sobre a acídia de São Gaspar Bertoni, que motivava sempre os seus ouvintes, em especial seus acólitos, a fazer sempre o bem, com ordem e dedicação.

O retiro foi marcado por muita oração, por momento penitencial, silêncio e provocações sobre o amor, sobre o ócio, a tristeza interior e vários outros pontos.

Ao final de todas as colocações os seminaristas foram convidados a retomarem o seu Projeto Pessoal de Vida (PPV), que marca fundamentalmente sua caminhada no processo formativo, na construção da pessoa, no autoconhecimento, para a fidelidade em sua vocação. Na quarta-feira de cinzas (17), como gesto concreto do retiro espiritual, os seminaristas participaram do encontro diocesano de abertura da Campanha da Fraternidade 2021 e da Missa de Cinzas na Catedral de Santo Antônio em Sete Lagoas.

por Ascom

« ‹ago 2021› »