Seminaristas Diocesanos receberão o ministério do acolitato

Os seminaristas diocesanos concluintes que terminaram a Teologia no ano passado deram mais um passo significativo em suas vocações: vão receber neste mês de março e abril,  o ministério do Acolitato.

São eles: João Francisco Ferreira Cunha, Glauco de Castro Barbalho,  Fernando Barbosa e Rafael Lucas Bastos Ribeiro.

De acordo com o Ritual Romano “aqueles que aspiram ao Diaconato e ao Presbiterato manifestam publicamente essa vontade de se entregarem a Deus e a Igreja para exercerem a Ordem Sacra”. Este sim dado através do ministério do acolitato é a forma na qual os seminaristas manifestam o desejo de servirem ao Senhor através do Sacramento da Ordem.

Qual a diferença deste ministério dado pelo bispo e dos acólitos nas paróquias?

A principal diferença se encontra na oficialização da instituição deste ministério pelo Bispo. Além do mais os acólitos instituídos podem realizar a celebração da Palavra e distribuir a Sagrada Comunhão. Diferentemente dos Acólitos presentes em nossas paróquias que exercem este ministério servindo o altar e se dedicando no serviço a comunidade.

Vale ressaltar que a instituição deste ministério é uma etapa importante da formação do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de discernimento vocacional, dá passos relevantes ao futuro exercício do ministério presbiteral.

Datas das celebrações presididas por Dom Francisco Cota

João Francisco Ferreira Cunha – Foi realizada no dia 06 de março, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Pompéu (MG).

Rafael Lucas Bastos Ribeiro – Será realizada no dia 14 de março, às 19h, na Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Santana de Pirapama (MG).

Fernando Barbosa – Será realizada no dia 20 de março, às 19h, na Paróquia São Sebastião em Papagaios (MG).

Glauco de Castro Barbalho

Será realizada no dia 17 de abril, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora da Abadia em Martinho Campos (MG).

Por Ascom.