BLOGS Pastoral Catequética - Notícia

Sobre o Plano Diocesano de Catequese

A Coordenação diocesana de catequese, em sintonia com a Igreja Particular de Sete Lagoas e com a coordenação nacional e regional de catequese, vem aqui socializar os trabalhos realizados passos dados pela equipe de coordenação.

Atualmente, temos nos debruçado na elaboração do Plano Diocesano de Catequese que contemplou a realização da Assembleia Diocesana de Catequese em agosto de 2019, com a finalidade de mapearmos os desafios da realidade catequética atual em nossa diocese, a partir da escuta atenta dos grupos de catequistas que atuam nas diferentes paróquias de nossa diocese. Na assembleia participaram 116 delegados representantes das cinco foranias (ver relatório da assembleia).

Inicialmente, estamos empenhando esforços nas demandas apresentadas pelos delegados a partir da proposta discutida nos grupos de trabalho sobre o “Desafio Educativo” e as dimensões: formação de catequistas e conteúdo para a catequese.

  1. Curso de formação para coordenadores paroquias de catequese – iniciado em março deste ano com assessoria de Lucimara Trevizan, coordenadora da Comissão Regional Leste II (Minas e Espírito Santo). Inicialmente tivemos um encontro presencial no Centro Pastoral em Sete Lagoas e com a chegada da pandemia os outros encontros aconteceram online e foram transmitidos por uma plataforma do Centro Loyola (BH). Neste curso, dentre outros aspectos estudados e aprofundados, Lucimara apresentou “O caminho da iniciação cristã com crianças, jovens e adultos” e também apresentou orientações para o conteúdo da catequese conforme as idades. Esse itinerário catequético contemplou temas a serem trabalhados na catequese com crianças a partir dos 7-8 anos; 9-10 anos (catequese eucarística); 12-14 anos (catequese com adolescentes); 15 anos (crisma) e conteúdos da catequese com adultos com inspiração catecumenal. Além disso, fez a indicação de diferentes manuais que servirão de apoio para o planejamento desses encontros nas comunidades/paróquias.
  2. Formação continuada de aprofundamento e atualização do grupo de catequistas nas paróquias – iniciantes e veteranos

Em sintonia com a Comissão para Animação Bíblico-catequética do Regional e da CNBB foram enviados os links para a participação das lives sobre o Diretório para a catequese; Estudo sobre o Deuteronômio, livro indicado para o mês da Bíblia/2020; Seminário Nacional de Animação Bíblica da Pastoral; A fraternidade como chave do futuro – A janela aberta pelo Papa Francisco, com o cardeal José Tolentino; A Sagrada Escritura na Catequese, com Dom José Antônio Peruzzo.

No dia 29 de agosto, aconteceu a live para as catequistas de nossa diocese com a participação de Dom Francisco Cota, transmitida pelo canal do YouTube/diocesedesetelagoas com o tema “Ser catequista é experimentar e revelar a beleza da vida”.

Continua no próximo informe                                                           Selma Araújo – Pela equipe

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2021› » 
Share This