Destaques Notícias da Diocese

Um novo tempo para a Diocese de Sete Lagoas

Por causa da pandemia de Coronavírus, a Celebração Eucarística com Solenidade de Posse Canônica de Dom Francisco Cota foi realizada na manhã de sábado (01/08), na Paróquia Santa Luzia em Sete Lagoas (MG) restrita aos bispos da província Eclesiástica de Belo Horizonte, membros do clero, seminaristas diocesanos e autoridades civis.

A solenidade, obedeceu a todas as restrições e orientações da Secretaria Municipal de Saúde e, apesar das poucas pessoas na igreja, contou com um número recorde de fiéis de várias partes do Brasil acompanhando a celebração através das transmissões realizadas pelos meios de comunicação diocesanos e rádios parceiras e com tradução de uma intérprete de libras.

Destacaram-se durante a cerimônia as presenças de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e presidente da CNBB que presidiu o Rito de Posse, Dom José Carlos, bispo de Divinópolis, diocese de origem de Dom Francisco, além de Presidente do Regional Leste 2 e Dom José Aristeu, bispo da Diocese de Luz.

Nos Ritos Inicias, o chanceler da Cúria, padre Roberto leite, proferiu a leitura da Bula de Nomeação assinada pelo Santo Padre. Logo após, dom Francisco recebeu o báculo das mãos de Dom Aloísio Vitral, seu antecessor e agora, bispo emérito de Sete Lagoas, que proferiu palavras de carinho e desejo de um pastoreio pautado “na importância das pessoas e não das coisas”. O novo bispo foi conduzido até a cátedra, símbolo do magistério episcopal e da autoridade eclesiástica e deu prosseguimento a celebração da eucaristia.

Durante a homilia, Dom Francisco falou sobre “a presença de Maria como espelho e meta para a igreja diocesana”; que “o ministério não deve ser um fardo e sim um canal de “protagonismo do Espírito Santo” para que sejamos cada dia mais dependentes da graça.

Salientou que vivemos um tempo novo, com novos desafios a evangelização que “exige de nós criatividade e docilidade ao Espírito”.

Finalizou sua fala com um desejo de “uma igreja cada vez mais pautada na colegialidade e ministerial que sabe se somar para ser mais”.

Primeira Missa na Catedral de Santo Antônio

No domingo, dia (02/08) Dom Francisco Cota, presidiu pela primeira vez oficialmente como bispo Diocesano na Catedral de Santo Antônio, na presença de representantes leigos das diversas pastorais e movimentos, Dom Guilherme Porto, também bispo emérito de Sete Lagoas, que não pode participar da cerimônia de posse devido à restrição da idade, Monsenhor Wilson Rodrigues, pároco da Catedral e Vigário Geral, padre Pedro, padre Emerson Rodrigo, mestre de cerimônias diocesano e alguns seminaristas.

A Diocese de Sete Lagoas se alegra e acolhe a presença de Dom Francisco neste novo tempo que vamos vivenciar e agradece a Dom Aloísio pela sua doação e presença constante no nosso meio.

 

Fotos Solenidade de Posse

Fotos: Agência Gaudium e Pascom Diocesana

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Voz do Pastor

Dom Francisco Cota

Dom Francisco Cota

Em 10 de junho de 2020 foi nomeado pelo Papa Francisco, o sexto bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG).

Agenda Diocesana

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 
Share This