Destaques Formação Permanente

“Vai e reconstrói a minha casa” (Parte 1)

A notícia da renúncia de Dom Aloísio Vitral mexeu bastante com o imaginário dos católicos em Sete Lagoas. Um bispo que antes do tempo previsto abre mão do poder de seu título, principalmente com o nível de reconhecimento da sociedade, levou muita gente a dizer: “Ele não gostou de nós? Qual foi o nosso erro?” Muita especulação e interesses humanos afloraram um debate pouco evangelizador. Coisa de quem se acha melhor que os outros e não consegue perceber a coragem e ousadia profética de um homem que faz suas escolhas em profunda espiritualidade e confiança na Graça de Deus. Maturidade na fé é para poucos!

Logo que veio a boa notícia do nomeado para a continuidade da caminhada, as inquietações se acalmaram. Já temos um novo bispo! Ótimo! Vamos seguir! Mas, que rumo tomaremos?

Vivemos um tempo de grandes e aceleradas mudanças com um profeta sinalizando uma urgente e ampliada visão pastoral para tempos de grandes transformações da realidade. Dom Aloísio abraçou o nosso hospital com “melhor forma de caridade”; foi até as tribos indígenas e dançou como um irmão; acolheu os dependentes químicos e incentivou o trabalhos de recuperação; falou para as comunidades de base e animou os agentes de pastoral; pregou retiros poéticos e esteve no velório dos pobres e moradores de rua com um coração de pastor amoroso. Deixa um legado de testemunho de profundas atitudes de carinho, cuidado e consciência.

O novo nome é Francisco! Como o do Papa e do santo popular da Igreja. Estamos acolhendo esses dias um homem muito simples, da roça, da luta, das famílias com histórias sofridas para criar muitos filhos e ensinar a dignidade e a perseverança na fé. Chegou sem medo de abraças a missão em tempos de pandemia e em um primeiro contato ouvi sua voz tranquila dizer: “Estamos juntos para trabalhar muito pelo Reino de Deus entre nós”. Típica fala de um trabalhador!

Bem-vindo Dom Francisco! Vamos trabalhar dando continuidade ao Projeto de Deus revelado na história por Jesus Cristo. Vamos ser Igreja de comunhão e diálogo aberto, sobretudo na defesa dos mais pobres e sofridos destes tempos. Bem-vindo! Estamos juntos na missão.

Padre Evandro Bastos

Pároco da Paróquia Santa Luzia (Sete Lagoas)

« ‹mar 2021› »