Destaques Formação Permanente

“Vai e reconstrói a minha casa” (Parte 2)

A grande maioria da minha geração, ainda ontem, cantava a festa de nossa juventude nos grupos de jovens das comunidades paroquiais. Era um tempo de festa! Uma Igreja Viva e jovem conquistava nosso coração e entusiasmava o desejo de assumir a missão e dizer SIM ao projeto de Deus para nossas vidas à serviço. Assim me tornei padre e tenho certeza que muitos outros irmãos servidores do povo, também chegaram aqui embriagados por essa experiência e sintonia com Deus.

Independente do líder que hierarquicamente caminha conosco, à frente, na responsabilidade que lhe cabe, nosso papel é colaborar. Baseado na resposta que vocacionalmente amadurecemos, cada cristão se une ao bispo que lidera a caminhada e se oferece como servidor e colaborador. Ajudando a cantar e encantar a vida, a juventude, as periferias existenciais e as demandas mais gritantes pelo testemunho evangelizador.

Alguns críticos estão cobertos de razão: Nossa Igreja deixa muito a desejar na resposta ativa em demandas destes novos tempos! Estamos nos distanciando das fronteiras pastorais, dos novos experimentos da humanidade, do diálogo científico e político, distanciando principalmente, dos jovens e dos mais pobres. Parecemos uma Igreja de manutenção e pouca conversão. Temos muito que trabalhar.

Uma das músicas que marcou minha caminhada nos grupos de jovens, dizia: “Canta Francisco do jeito dos pobres, tudo que atrevestes à mudar”. Dom Francisco que já chega e assume nossa diocese em tempos de pandemia, está sendo corajoso e atrevido no seu SIM. Isso é próprio de quem afirma: “Vim para servir”.

Que bom poder contar com a disposição de um servidor apaixonado pela missão. A casa que precisa ser reconstruída grita por entusiasmo jovem e renovador. As causas pedem iniciativas e pequenos toques de incentivo e apoio. Os projetos iniciados aqui e ali, só aspiram palavras de confiança e presença fraterna. Somos jovens! Ainda temos muito a cantar, testemunhar e trabalhar pelas mudanças anunciadas no Evangelho. Vamos juntos!

Padre Evandro Bastos

« ‹Maio 2021› »